É um projeto social feito na India que socorre viúvas que vivem nas ruas.
For the LORD your God is the God of gods, and the Lord of lords, the
great, mighty and terrible God…
Who does justice to the fatherless and the widow, and loves the stranger, giving him bread and clothing.
Deuteronomy: 10:18
Dez por cento da população feminina da Índia, totalizando quarenta milhões, são viúvas. As viúvas hindus enfrentam uma série de tabus sociais. Tradicionalmente, quando um homem morre, espera-se que sua esposa renuncie aos “prazeres da vida”.
As viúvas não podem se enfeitar, e devem utilizar um sari( roupa tradicional Indiana) branco o resto da sua vida. Quando seus maridos morrem,
elas quebram seus braceletes e não usam mais jóias ou o sindhoor ( pó vermelho que as mulheres usam em festas e no alto da cabeça para mostrar
o status de casada.)
Viúvas são chamadas, às vezes, de “pram” ( criatura), porque somente a presença de seus maridos dá a elas o status de humanas. Em algumas línguas
indianas, uma viúva é apontada como “coisa” e não como uma pessoa. Em outras, a nomeação é dúbia, com pouca diferença da palavra prostituta.
Para completar, uma viúva era considerada Maldita, não podendo estar presente em rituais e celebrações que integram a vida na Índia, como um casamento, ou comemoração de nascimento. Em alguns casos, até a sombra delas era considerada poluição ou ofensa para membros “limpos” da sociedade. Existem relatos de viúvas que são espancadas em seus vilarejos
porque alguem morreu, pois para eles, a presenca da viúva no vilarejo foi a causa da morte daquela pessoa, considerando que ela, a viúva , e vista como “maldicao”.
Tradicionalmente, em West Bengal,um estado aqui da India, o tratamento as viúvas tem sido muito cruel, especialmente quando a familia tem tradição de casamento entre crianças na região. Copiando o mito de que o deus Shiva se casou com Parvati quando ela tinha somente oito anos, garotas são casadas com a mesma idade, sendo que ficavam com seus pais ate comecar a puberdade. Era comum essas meninas ficarem viúvas ainda crianças, e enfrentarem as restrições. Se os parentes dos maridos não as quisessem, elas tinham que ficar na casa dos pais fazendo os serviços domésticos, ou poderiam ser enviadas para “cidades de viúvas”, como Varanasi ou Vrindavan.
Estas cidades ainda atraem viúvas. São cheias de sujas hospedarias e locais de oração onde viúvas desnutridas e abandonadas vão tentar arrastar a existência até a morte. É comum o abuso sexual de jovens viúvas nesses locais. É também comum idosas ficarem próximas aos templos em ruas movimentadas esmolando.
Em Vidravan, conhecida como “cidade das viuvas”, tem atualmente cerca de 10.000 viuvas que vivem nas ruas, tendo uma vida miseravel e a maioria esperando a morte como um grande alivio para o seu sofrimento.
No tempo que Jesus estava aqui como homem, havia também muitos preconceitos, principalmente com a viúva. Nesta epóca, só os homens tinha direito a educacão religiosa. Jesus rompeu com toda esta terrível tradicão, quando conversou com a mulher samaritana no poco de Jacó, ele escandalizou ate seus discípulos, pois não era comum para um judeu conversar com uma mulher estranha, Jesus tinha também discipulas que o seguiam fielmente o servindo, e algo que sempre foi forte no coracão de Jesus, COMPAIXÃO, Ele parou um funeral, primeiro Ele deu uma palavra de consolo para aquela viúva, depois ele ressucitou seu único filho e devolveu a esperanca para aquela mulher….. Sei que Deus está nos chamando a fazer como Jesus, nos chamando para ressucitar a esperanca destas viúvas indianas, Junte se a nós neste clamor, vamos fazer algo sobre isso?!….
Você pode ser um colaborador de várias formas. A participação abarca desde pequenas atitudes, como compartilhar o projeto para seus amigos e familiares, até a doação de um kit (ou mais), o qual será entregue para pessoas necessitadas.
Logo abaixo, especificaremos detalhes de cada kit e como você pode participar fazendo sua doação. Juntos conseguimos mais!
Para que você possa contribuir, basta preencher o formulário que em breve entraremos em contato.
Através de sua doação poderemos levar esse livro para mais pessoas, e maior vantagem é ver uma pessoa voltando a ter esperança.
Sempre postaremos campanhas e informações sobre o projeto em nossas redes sociais e em nosso site.
Siga você também e fique por dentro desse projeto que irá ajudar a transformar pessoas.